in

Como funcionam os seguros de viagem

Confira o que você precisa fazer para adquirir seu seguro viagem

Em viagens internacionais o seguro de viagem é um item bastante importante que não deve ser esquecido, mesmo quando o destino não exige que você o tenha.

O que é o seguro viagem?

É a garantia de que o viajante terá direito a atendimento médico e outro tipo de auxílio no caso de acontecer algum problema durante a viagem. Normalmente os seguros cobrem problemas com bagagens (como extravio, roubo, etc), cobertura de despesas médicas e farmacêuticas, traslado médico, cobertura sobre morte acidental, fisioterapia, entre outros. A cobertura varia dependendo da empresa prestadora do serviço e do valor contratado do seguro.

O seguro funciona com reembolso. Caso você necessite de alguns dos serviços, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento e será orientado sobre como deve proceder. No caso de haver gastos financeiros, você pagará no local e após o retorno o valor será restituído a você.

Existe também a Assistência Viagem, que diferentemente do seguro, você não terá gasto algum, já que o atendimento será realizado em locais conveniados com a seguradora que não cobrarão de você pelo serviço.

Como contratar o seguro viagem?

Muitas empresas já oferecem esse tipo de serviço, inclusive algumas bandeiras de cartão de crédito internacional. Procure a sua instituição bancária e pergunte se o seu cartão já oferece esse serviço, e em caso positivo, descubra as coberturas. Existem empresas especializadas neste tipo de serviço.

seguro viagem

Caso você precise contratar um seguro ou assistência viagem independente, faça uma pesquisa sobre as seguradoras e sobre os índices de satisfação dos clientes, reclamações. Avalie também as coberturas e valores, claro. Esse não é um serviço barato, mas é muito importante. Verifique as exigências do país de destino e confira se tudo é coberto. E não se esqueça de também ler o que não é coberto, para não ser pego de surpresa.

Voucher ou Guia de Seguro Viagem

É o documento que comprova contratação do seguro, contém todas as informações sobre as coberturas, o número do bilhete do seguro e ainda os telefones da central de atendimento. Ele é um dos documentos que devem sempre estar com você durante a viagem e deve ir, junto ao passaporte, na bagagem de mão.

Contratação

Você deve contratar o seguro viagem até a data do embarque. É possível contratar também durante a viagem, caso você tenha se esquecido de fazer antes, mas preferencialmente contrate com antecedência até para que você tenha direito ao serviço no caso de extravio de bagagem.

Tipos de planos de Seguro Viagem

Existe o plano básico que normalmente cobre as principais ocorrências no exterior e costuma ser o suficiente. Mas para situações específicas existem também planos mais indicados para idosos, gestantes (até a 34ª semana de gestação), ou mesmo praticantes de esportes radicais. Na hora da contratação informe se há alguma condição especial para não ter problemas depois.

Agora você já sabe as principais informações sobre o seguro saúde e como contratá-lo. Pesquise bastante e garanta a segurança e conforto da sua viagem.

Confira outras dicas que preparamos pra vocês.

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu seguro de viagem, reserva de hotel passagens aéreas. Se as distâncias entre os pontos turísticos forem longas, não deixe de alugar um carro. Ta sem grana para a viagem? Consulte os pacotes promocionais do Hotel Urbano e CVC. Deseja conhecer a opinião sobre algum lugar, consulte o TripAdvisor, lá tem dicas ótimas.

Carregando...

Pousada para lua de mel em Fernando de Noronha

viagem para o exterior

Como viajar para o exterior pela primeira vez